Impactos da pesquisa brasileira em redes de computadores e sistemas distribuídos

Painelistas:

  • Divanilson Campelo (UFPE)
  • Eduardo Almeida (UFBA) – Presidente da FAPESB
  • Lisandro Granville (UFRGS) – Presidente da SBC e Diretor do CTIC
  • Michael Stanton (RNP) – Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP

Moderador: José Marcos Nogueira (UFMG)

Horário: 01/06/2016 – 17:00-18:00

Resumo: Este painel promoverá debate sobre os impactos da pesquisa brasileira nas áreas de redes de computadores e sistemas distribuídos, articulando financiamento, operação e resultados bem sucedidos. A ideia é discutir a contribuição científica brasileira para a elaboração de produtos, serviços e padrões nas áreas em questão.

Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo é Professor Adjunto do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Bolsista de Produtividade do CNPq nível 2 desde 2010. Foi Visiting Assistant Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Stanford, Califórnia, EUA, de setembro de 2008 a dezembro de 2009. Foi também Professor Adjunto da Universidade de Brasília (mar/2010 a ago/2012), Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (fev/2007 a mar/2010), Pós-doutorando da UNICAMP (mar/2006 a fev/2007), e Engenheiro de Sistemas da Nortel Networks (mar/2000 a out/2001). Possui experiência na área de redes de telecomunicações e de computadores, áreas em que trabalhou na indústria e participou de projetos de cooperação academia-indústria com empresas. Um de seus trabalhos recentes, um novo modo de gerenciamento do consumo de potência para reduzir o consumo de energia no equipamento localizado na residência dos assinantes em redes de acesso em banda larga do tipo PON (passive optical network), chamado de Watchful Sleep Mode, apresentado à comunidade científica na edição de abril de 2014 da IEEE Communications Letters, tornou-se um padrão (standard) mundial na ITU em 2014. Suas áreas de interesse de pesquisa são protocolos energeticamente eficientes, software defined networking e redes automotivas.

Eduardo Santana de Almeida possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Salvador (2000), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2003), doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) com período sanduíche na University of Mannheim e Pós Doutorado no Virginia Tech (2008). Atualmente é Diretor Geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante o período de 2012-2014 foi Coordenador do Mestrado em Ciência da Computação (MCC) UFBA-UEFS. Em 2014 foi também Chefe do Departamento de Ciência da Computação (DCC). Atuou como Líder de Pesquisa em Engenharia de Software no Fraunhofer Project Center (FPC/UFBA) de 2012-2015 onde auxiliou na sua concepção inicial. Foi membro e Vice-Coordenador da Câmara de Assessoramento e Avaliação da FAPESB (2011-2014) nas áreas de Computação e Engenharias. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos, processos, ferramentas e métricas para o desenvolvimento de software reutilizável. Nesta área, é autor de três livros e mais de 200 artigos publicados nos principais congressos e periódicos.

Lisandro Zambenedetti Granville possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obtidos em 1995, 1997 e 2001, respectivamente. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gerência de Redes Serviços e Aplicações, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Virtualização de Redes, Redes Definidas por Software e Sistemas Peer-to-Peer. Pós-doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Twente, Holanda. Obteve o título de graduação, mestrado e doutorado no Instituto de Informática da UFRGS, onde hoje é professor adjunto. Já foi diretor-executivo do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC) e atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), vice-chair do IEEE Committee on Network Operations & Management (CNOM) e vice-chair do Network Management Research Group (NMRG) do Internet Research Task Force (IRTF).

Michael Stanton é Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento na RNP. Depois de concluir o doutorado em matemática na Universidade de Cambridge, começou sua carreira de docência universitária no Brasil em 1971. Ele foi professor visitante do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) entre 1971 e 1972, professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) entre 1973 e 1999, e professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, RJ, entre 1994 e 2014. Começando em 1986, participou no esforço de dar início à montagem de redes de pesquisa e educação no Brasil, o que incluiu conectar uma rede nacional em formação, primeiro à BITNET em 1988 e depois à Internet em 1992. Neste período ajudou a montar e pôr em funcionamento a rede regional no estado do Rio de Janeiro (Rede-Rio) e a RNP. Depois de um afastamento durante oito anos, voltou a servir a RNP em 2001, com responsabilidade para P&D e o envolvimento da RNP em novos projetos de redes e colaboração em larga escala. Durante este período, RNP vem implantando uma moderna infraestrutura óptica provendo serviços de alta capacidade para colaboração nacional e internacional. Atualmente Michael exerce papel representativo nas seguintes entidades internacionais: Research Data Alliance (membro do Conselho), Global CEO Forum (membro do GT sobre Arquitetura da Rede Global – GNA), Internet2 (membro do Grupo de Ação em Políticas para Pesquisa – PAG-R), Geant Association (membro do comitê de programa da TNC2016).