Salvador é a capital da Bahia, um estado emoldurado por praias de areias brancas e mares azuis. A Bahia também possui uma área montanhosa no seu interior, que abriga o Parque Nacional da Chapada Diamantina, com impressionantes formações de rochas sedimentares, de grande beleza cênica, que inspiram os visitates a praticarem aventuras ao ar livre. A Bahia é um dos destinos favoritos para turistas brasileiros em férias, e também é uma opção cada vez mais popular para estrangeiros que viajam pelo Brasil. A cidade de Salvador recebe metade dos visitantes que vêm à Bahia, e é o principal ponto de entrada para os turistas de outros estados. Ela está localizada no meio do litoral brasileiro, na Baía de Todos os Santos, oferecendo uma grande diversidade de paisagens tropicais com praias e ilhas banhadas pela maior baía do Brasil, e a segunda maior baía do mundo.
A Cidade do Salvador, primeira capital do Brasil, foi fundada em 1549. Durante os séculos 16 ao 18, Salvador foi um dos principais elos entre Portugal, África e a Ásia. Até o início do século 19, era a maior cidade do Brasil e a segunda maior em todo o Império Lusitano, atrás apenas de Lisboa. Até os anos 1870, era o porto mais movimentado do País. O porto de Salvador foi o principal ponto de chegada de escravos trazidos da África. Como resultado, hoje apresenta a maior proporção de negros no Brasil e tornou-se o centro da cultura afro-brasileira. Salvador é também o melhor lugar para saborear a cozinha afro-brasileira, que é uma combinação exótica de ingredientes como os peixes e frutos do mar preparados com azeite de dendê, coco, amendoim, castanhas, e pimentas.
Salvador preserva um dos mais belos patrimônios arquitetônicos do nosso país Há uma riqueza da arquitetura colonial a ser explorada, com museus, igrejas e edifícios que datam do século 16. A parte mais antiga da cidade é repleta de ruas com calçamento de pedra, construções coloniais e igrejas barrocas. À noite, os restaurantes espalham suas mesas e cadeiras pelas calçadas, bandas tocam música ao vivo e grupos de percussão passeiam pelas ruas. Este bairro histórico, conhecido como Pelourinho, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1985.
Pela sua história e cultura, Salvador é considerada por muitos como o berço da civilização brasileira. Ainda hoje serve de inspiração e referência para a música e artes em geral do Brasil, influenciando fortemente o estilo de vida dos brasileiros.